sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Gestaltopsicologia Ou Psicologia Da Forma (Gestalt)

     "O todo é maior que a soma de suas partes." Essa frase descreve a ideia básica da Psicologia da Gestalt ou da Forma. Uma melodia, por exemplo, não é uma mera soma de sons singulares. O que é decisivo na melodia são a sequencia, a ordenação e a relação dos tons, ou seja, a assim chama forma.
     O organismo humano aspira por informações unívocas, ordenadas e sensatas. No contexto da Psicologia da Forma, essa tendência é chamada de pregnância. A assim chamada boa forma é criada por meio de clareza, estruturação, semelhança, regularidade, simplicidade e univocidade. Círculos, quadrados, gotas e cubos são exemplos de formações pregnantes.



Círculo: uma forma pregnate.

     Se há informações incompletas, estas são adequadamente completadas. Sempre se tenta ver um modelo como um todo, mesmo quando apenas partes estão disponíveis. Do mesmo modo, planos não totalmente simétricos são vivenciados como iguais. Assim, um plano cinza, que passa do cinza claro para o cinza escuro, é percebido como unitário. Este fenômeno é denominado na Psicologia da Gestalt de "Assimilação". Mas se esse plano for dividido por um traço, portanto, se for estabelecido um contraste, então surgem dois planos claros diferentes. Por meio de contraste surge assim o chamado fenômeno "Figura-Fundo": estímulos menores, mais claros e mais bem estruturados são destacados como figura, enquanto estímulos maiores e mais escuros formam o pano de fundo.
     O modo como algo é percebido depende, portanto, do contexto, da relação com o todo. Estando próximos um do outro, lado a lado, os estímulos são percebidos como conexos e compreendidos na mesma figura (lei da proximidade). Segundo a lei da semelhança, a conexão ou copertinência de estímulos também depende de suas cores, forma, altura ou intensidade. Assim, embora incompleto ou imperfeito, um modelo ou padrão de estímulos pode ser percebido como completo ou perfeito.

Imagem que representa: figura-fundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário