segunda-feira, 17 de março de 2014

Psicoterapia Catatímico-Imaginativa

     A Psicoterapia Catatímico-Imaginativa desenvolveu-se como procedimento terapêutico autônomo dentro da Psicanálise. Nesse método se trabalha com imagens da fantasia, do "sonhar acordado". Ponto de partida é a suposição de que Impulsos e Sentimentos Inatos bem como experiências de satisfação e frustração deixam marcas na Memória. Estas podem ser Conscientes ou Inconscientes, e determinam o agir e as Representações. Em estado de Relaxamento, o paciente deve desenvolver imagens com base em motivos prévios, como pradaria, riacho e semelhantes. Conflitos Inconscientes assomam, por essa via, à Consciência, podendo assim ser elaborados. As imagens, acompanhadas dos respectivos sentimentos, são descritas em detalhes pelo paciente. 



     Numa imaginação se podem vivenciar desejos, medos ou conflitos, que em outras situações seriam desqualificadas. Conflitos podem ser resolvidos no nível simbólico, e novos comportamentos podem ser provados. A Psicoterapia Catatímico-Imaginativa é estruturada em níveis sucessivos. No nível básico, temas atuais da vida são esclarecidos à mão de motivos-padrão. Outros motivos, como viajar de carruagem, são introduzidos no nível médio. Do mesmo modo, entram em jogo técnicas de controle do medo, como alimentar um animal tomado pelo medo até que este se acalme. No nível superior são liberados símbolos e imagens nos estratos mais profundos da Consciência, como Impulsos fortemente reprimidos. Desse modo se obtém uma compreensão aprofundada e se amplia a margem de ação.


     As imaginações tem um efeito calmante, pelo qual as tensões são desconstruídas. Também se dá um relaxamento anímico. Sentimentos estressantes do passado são revividos, podendo ser reavaliados. O paciente obtém a possibilidade de desenvolver novos sentimentos e modelos de comportamento. Como, nesse processo, o paciente pode contemplar a sua situação-problema de uma perspectiva superior, por assim dizer aérea, ele pode obter novos Insights. Por meio de exercícios imaginativos, a capacidade de realização e a criatividade são fortalecidas. Também se fortalece a autoconfiança e se desenvolve a tranquilidade no tratamento de situações de conflito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário