sábado, 8 de março de 2014

Psicodrama

     A suposição básica do Psicodrama é a existência, em cada pessoa, de um Potencial Criativo. Para o desenvolvimento desse Potencial são necessários papéis sociais e psíquicos, a fim de poder orientar-se no mundo e controlar as situações-problema. Em nossa sociedade, contudo, a pessoa é pressionada a assumir determinados papeis, por meio dos quais ela não pode vivenciar os próprios sentimentos ou o pode apenas parcialmente. Alguns papéis também são aprendidos de modo errado, o que pode dar origem a Neuroses. O ser humano é, em si, um ser social e criativo, que se move e desenvolve no interior de mundo ambiente. Quando sobrevém uma doença, a pessoa torna-se rígida e estática. Seus modelos de ação, nesse caso, são unilaterais e até perniciosos.


 

     O sentido e o fim do Psicodrama é a sondagem da verdade da Psique. Para isso, a capacidade humana é utilizada em Jogos de Cena, ações em papéis e apresentações em imagens e símbolos. Por meio da Representação e da Vivência dos Sentimentos Reprimidos, as Neuroses podem ser afastadas. No Psicodrama são representadas cenas que lançam luz sobre um conflito anímico ou uma relação interpessoal. Assim são feitos Insights e novas experiências no próprio agir. Experiências traumáticas devem ser revividas para que o paciente possa livrar-se delas. Ele pode também provar novos comportamentos. Representar algo é mais fácil que contar algo. Problemas e conflitos são encenados com o grupo, e interpretados com um amplo espectro de sentimentos e ações. Por meio do Psicodrama, o comportamento em suas multiplicidades e a atividade de cada indivíduo são encorajados e apoiados. São contempladas também a Espontaneidade, a Capacidade de Relacionar-se e a Criatividade. Desse modo se aumenta a confiança nas próprias capacidades. A faculdade de Empatia em si mesmo e nos outros é também melhorada. Essa forma de Terapia consiste em três fases:

  1. Fase de Aquecimento - os membros do grupo fazem contato uns com os outros. Discute-se qual conflito e qual tema serão representados.
  2. Fase de Representação - os papéis são assumidos pelos membros do grupo. A pessoa que sugeriu o tema é o Protagonista. No Psicodrama são aplicadas várias técnicas.
  3. Fase de Integração - todos os membros do grupo relatam suas vivências em cada papel. Comunicam-se assim, ao protagonista, impressões, sentimentos e pensamentos. Desse modo, podem desenvolver-se soluções e alternativas de comportamento. A Representação pode ser estimulante para os outros membros do grupo, uma vez que os próprios conflitos também podem ser elaborados.
 
                             


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário