+ Testes Psicológicos
Por meio de Testes Psicológicos, podem-se apreender qualidades como inteligência, capacidade de realização e características de personalidade. Assim, quando se tem de avaliar o comportamento de realização ou de trabalho de alguém, realiza-se para isso um teste de capacidade. O examinando é estimulado, por meio de instruções prévias, a obter o melhor resultado possível. Não deve, portanto, mostrar um comportamento típico, mas sim um comportamento máximo. Entre os testes de capacidade, contam-se os testes de desenvolvimento, concentração, de apropriação, os testes escolares e também os de inteligência. Nos testes de concentração, os participantes tem de concentrar-se durante um longo tempo em uma tarefa. Da concentração também faz parte a atenção. Por isso, os testes de concentração também são concebidas de modo que possam ser resolvidas facilmente por todos os examinandos. Elas tem de ser conhecidas, e a solução, dominada. Num período de tempo predeterminado, devem-se realizar o maior número possível de tarefas. A partir do resultado, então, podem-se tirar retroativamente conclusões sobre o desenvolvimento da concentração.
Hoje em dia, a inteligência é vista como um conceito-guarda-chuva ou termo geral que designa diferentes capacidades. Há muitos testes de inteligência, que tem por base diferentes concepções teóricas. Todo teste de inteligência fundado cientificamente distingue-se por conter perguntas padronizadas ou instruções práticas. As respostas são avaliadas segundo diretrizes predeterminadas. O resultado do teste, por fim, comparado com os valores médios correspondentes ao gênero e à idade do examinando. Desse modo se pode encontrar o assim chamado quociente de inteligência.
Além disso, os testes de inteligência tradicionais não avaliam a criatividade. Por isso se desenvolveram cada vez mais testes, que também levam em consideração a criatividade. Nestes testes, devem-se desenvolver o maior número possível de soluções.
Estes testes são realizados em geral por meio de computador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário