domingo, 16 de fevereiro de 2014

Métodos Diagnósticos

                                                                    +  Entrevista

     A entrevista é um método por meio do qual o psicólogo, na forma de uma conversação, obtém informações para o seu diagnóstico. Em sua exploração, a análise de um problema atual está em primeiro plano. Os diálogos podem ser travados com o próprio cliente ou com outras pessoas, como parentes, por exemplo. 
     Este processo é denominado anamnese, que pode ser própria (auto-anamnese) ou alheia (hetero-anamnese). Na anamnese é apreendida a história do desenvolvimento de uma pessoa. São coletadas informações sobre as vivências, o comportamento e sobre o estado de saúde. As conversações podem ser estruturadas de modo mais ou menos rigoroso. Nas conversas livres, o conteúdo principal não é pré-fixado. Nos diálogos semi-estruturados, os horizontes de interrogação são pré-definidos. Já quando perguntas concretas são predeterminadas, fala-se então de entrevista (totalmente) estruturada.
     No decorrer da conversação, observam-se também a mímica, o gestual, a postura corporal e a linguagem, isto é, dados observados também são levados em conta no diagnóstico por meio de entrevista. O objetivo de uma entrevista pode ser a descrição da personalidade de um indivíduo, portanto, a apreensão de suas qualidades, motivos e comportamento. No processo de recrutamento de pessoal, a entrevista pode servir para eliminar os candidatos inadequados.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário