domingo, 28 de julho de 2013

História Da Psicologia - Racionalismo

     No Racionalismo se partia de uma ordem global do mundo, determinada pela razão. Um importante representante do Racionalismo é Christian Wolff (1679-1754), que exerceu grande influência sobre a filosofia na Alemanha. Escreveu, em 1720, o primeiro manual que relacionava os mais importantes conceitos psicológicos com as designações alemãs.
     Com isso, a Psicologia experimentou um enorme impulso no interior da comunidade de língua germânica. Para Wolff, a alma forma uma unidade espiritual dotada de consciência. Defendia também a concepção de que corpo [Leib] e alma são separados um do outro. Fazia uma distinção entre história da alma e ciência da alma.
     Sob o conceito de história da alma, ou de Psicologia Empírica, ele subsumia um conjunto de fenômenos psíquicos, tais como: impressões sensoriais, percepção, representação, memória, linguagem, sentimento e vontade. Com o conceito de ciência da alma, ou Psicologia Racional, Wolff relacionava tudo o que deve penetrar a essência da alma e do espírito.


Christian Wolf (1679-1754)

Nenhum comentário:

Postar um comentário