Cronologia - Parte 2
- 1886 - Sigmund Freud deixa Paris e segue para Berlim, onde se interessa pela Neuropatologia Infantil. De volta a Viena, trabalha algum tempo no Instituto de Doenças Infantis. Dá uma conferência sobre a Histeria e relata o que viu no serviço de Charcot: é mal recebido. Inicia sua clinica privada: inaugura seu consultório no Domingo de Páscoa. Casa-se com Martha em Setembro.
- 1887 - Sem abandonar a Eletroterapia, recomeça a utilizar o Hipnotismo. Nascimento de Mathilde (em Outubro). Primeira carta a Fliess (em Dezembro).
- 1889 - Viagem a Nancy, para encontrar Bernheim e Liebault. Nascimento de Jean-Martin, que recebeu o prenome de Charcot (em Dezembro).
- 1891 - Publica um livro sobre Afasia, em que critica a teoria das localizações cerebrais. Nascimento de Oliver (como Cromwell).
- 1892 - Artigo sobre o tratamento Hipnótico. Consegue a colaboração de Breuer. Uma paciente (Elisabeth von R.) lhe impõe o método da Associação Livre. Nascimento de Ernst, assim chamado em homenagem a Brucke.
- 1893 - Formulação da teoria da Sedução Traumatizante (que terá de ser abandonada quatro anos depois). Nascimento de Sophie.
- 1895 - Publicação de Obsessões e Fobias. Lançamento dos Estudos Sobre A Histeria. Em Julho, em Bellevue, análise do sonho da injeção dada a Irmã. Nascimento de Anna (em Dezembro).
- 1896 - Explosão de violentos sentimentos negativos contra Breuer. Escandaliza seu auditório numa conferência sobre a Etiologia Sexual da Histeria. Morte de seu pai, Jakob Freud (em Outubro)
- 1897 - Descoberta do Édipo (em Outubro).
- 1898 - Termina A Interpretação dos Sonhos (exceto o capítulo VII).
- 1899 - Lançamento de A Interpretação dos Sonhos datada pelo editor de 1900.
- 1901 - Publica Sobre os Sonhos, resumo de A Interpretação dos Sonhos. Escreve Sonho e Histeria, que relata a análise de Dora e só será publicado em 1905, com outro título. A relação com Fliess começa a se deteriorar. Viagem a Roma. Publicação de A Psicopatologia da Vida Cotidiana (numa revista).
- 1903 - Sigmund Freud conquista seus primeiros discípulos (Fedem, Stekel, etc...)
Nenhum comentário:
Postar um comentário