sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Sobre A Psicoterapia

                                                Resumo Do Texto: Sobre A Psicoterapia


      1° A Diferença Entre O Método Sugestivo E O Método Analítico - Observo que esse método (Analítico) é muito confundido com o Tratamento Hipnótico por Sugestão; e reparei nisso porque, com relativa frequência, colegas de quem aliás não sou o homem de confiança enviam-me pacientes - doentes refratários, é claro - com o pedido de que eu os hipnotize. Ora, ocorre que há uns seis anos já não tenho usado a Hipnose para fins terapêuticos (salvo em algumas experiências isoladas), de modo que costumo mandar esses encaminhamentos de volta com o conselho de que quem confia na Hipnose deve praticá-la pessoalmente. Na verdade, há entre a técnica Sugestiva e a Analítica a maior antítese possível, aquela que o grande Leonardo da Vinci resumiu, com relação às artes, nas fórmulas per via di porre e per via di levare. A pintura, diz Leonardo, trabalha per via di porre, pois deposita sobre a tela incolor partículas coloridas que antes não estavam ali; já a escultura, ao contrário, funciona per via di levare, pois retira da pedra tudo o que encobre a superfície da estátua nela contida. 


Leonardo da Vinci

      De maneira muito semelhante, senhores, a Técnica da Sugestão busca operar per via di porre; não se importa com a origem, a força e o sentido dos sintomas patológicos, mas antes deposita algo - A Sugestão - que ela espera ser forte o bastante para impedir a expressão da ideia patogênica. 




      A Terapia Analítica, em contrapartida, não pretende acrescentar nem introduzir nada de novo, mas antes tirar, trazer algo de fora, e para esse fim preocupa-se com a gênese dos sintomas patológicos e com a trama psíquica da ideia patogênica, cuja eliminação é sua meta. Por esse caminho de investigação é que ela faz avançar tão significativamente nossos conhecimentos. Se abandonei tão cedo a Técnica Sugestiva, e com ela, a Hipnose, foi porque não tinha esperança de tornar a Sugestão tão forte e sólida quanto seria necessário para obter a cura permanente. Em todos os casos graves, vi a Sugestão Introduzida voltar a desmoronar, e então reaparecia a doença ou um substituto dela. Além disso, censuro essa técnica por ocultar de nós o entendimento do jogo de forças psíquico, ela não nos permite, por exemplo, identificar a Resistência com que os doentes se aferram a sua doença, chegando em função disso a lutar contra sua própria recuperação; e é somente a Resistência que nos possibilita compreender seu comportamento na vida.


                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário