domingo, 3 de agosto de 2014

Algumas Lições Elementares De Psicanálise

                                              Resumo Do Capítulo: A Natureza Do Psíquico


      1° A Natureza Do Psíquico - A Psicanálise constitui uma parte da ciência mental da Psicologia. Também é descrita como 'Psicologia Profunda'; mais tarde, descobriremos porquê. Se alguém perguntar o que realmente significa 'O Psíquico', será fácil responder pela enumeração de seus constituintes: nossas Percepções, Ideias, Lembranças, Sentimentos e Atos Volitivos - todos fazem parte do que é Psíquico. Mas se o interrogador for mais longe e perguntar se não existe alguma qualidade comum, possuída por todos esses processos, que torne possível chegar mais perto da Natureza, ou, como as pessoas às vezes dizem, da Essência do Psíquico, então será mais difícil fornecer uma resposta.




      2° Psicologia: Uma Ciência Natural - Também a Psicologia é uma Ciência Natural. O que mais pode ser? Mas seu caso é diferente. Nem todos são bastante audazes para emitir julgamento sobre assuntos físicos, mas todos - tanto o filósofo quanto o homem da rua - tem sua opinião sobre questões psicológicas e se comportam como se fossem, pelo menos, Psicólogos Amateurs. E agora vem a coisa notável. Todos - ou quase todos - concordaram que o que é Psíquico tem realmente uma qualidade comum na qual sua essência se expressa, a saber, a qualidade de ser Consciente - única, indescritível, mas sem necessitar de descrição. Tudo o que é Consciente, dizem eles, é Psíquico, e, inversamente, tudo o que é Psíquico é Consciente; isso é auto-evidente e contradizê-lo é absurdo. Não se pode dizer que essa decisão lance muita luz sobre a natureza do Psíquico, pois a Consciência é um dos fatos fundamentais de nossa vida e nossas pesquisas dão contra ele como contra uma parede lisa, e não podem encontrar qualquer caminho além.   


      3° - ... Não se pode desprezar por muito tempo o fato de que os Fenômenos Psíquicos são em alto grau dependentes das influências somáticas e o de que, por seu lado, possuem os mais poderosos efeitos sobre os processos somáticos. 


      4° O Que É Psíquico? - A Psicanálise escapou a dificuldades como essas, negando energicamente a igualação entre o que é Psíquico e o que é Consciente. Não; ser Consciente não pode ser a essência do que é Psíquico. É apenas uma qualidade do que é Psíquico, e uma qualidade inconstante - uma qualidade que está com muito mais frequência ausente do que presente. O Psíquico, seja qual for a sua natureza, é em si mesmo Inconsciente e provavelmente semelhante em espécie a todos os outros processos naturais de que obtivemos conhecimento.



      5° A Relação Do Consciente Com O Psíquico - A questão da relação do Consciente com o Psíquico pode agora ser considerada resolvida: a Consciência é apenas uma qualidade inconstante. Mas há ainda uma objeção com a qual temos de lidar. Dizem-nos que, apesar dos fatos mencionados, não há necessidade de abandonar a identidade entre o que é Consciente e o que é Psíquico: os chamados Processos Psíquicos Inconscientes são os processos orgânicos que há muito tempo foram reconhecidos como correndo paralelos aos mentais. Isso, naturalmente, reduziria nosso problema a uma questão aparentemente indiferente de definição. Nossa resposta é que seria injustificável e inconveniente provocar uma brecha na unidade da vida mental em benefício da sustentação de uma definição, de uma vez que é claro, seja lá como for, que a Consciência só nos pode oferecer uma cadeia incompleta e rompida de fenômenos. 


      6° O Conceito De Inconsciente - ... Um filósofo alemão, Theodor Lipps, afirmou muito explicitamente que o Psíquico é em si mesmo Inconsciente e que o Inconsciente é o verdadeiro Psíquico. A Psicanálise apossou-se do conceito de Inconsciente, levou-o a sério e forneceu-lhe um novo conteúdo. Por suas pesquisas, ela foi conduzida a um conhecimento das características do Inconsciente Psíquico que até então não haviam sido suspeitadas, e descobriu-se algumas das leis que o governam. Mas nada disso implica que a qualidade de ser Consciente tenha perdido sua importância para nós. Ela permaneceu a única luz que ilumina nosso caminho e nos conduz através das trevas da vida mental. Em consequência do caráter especial de nossas descobertas, nosso trabalho científico em Psicologia consistirá em traduzir processos Inconscientes em Conscientes, e assim preencher as lacunas da Percepção Consciente...



Nenhum comentário:

Postar um comentário