sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Sobre A Psicoterapia

                                                    Resumo Do Texto: Sobre A Psicoterapia


      1° Qual Método Psicoterápico Seria Mais Eficiente? - Há muitas espécies de Psicoterapia e muitos meios de praticá-la. Todos os que levam à meta da recuperação são bons. Nosso consolo corriqueiro, que tão liberalmente dispensamos aos enfermos - "Você logo ficará bom de novo!" -, corresponde a um dos métodos Psicoterapêuticos; mas agora que temos discernimento mais profundo da natureza da neurose, não somos obrigados a ficar restritos a esse consolo. 

      Desenvolvemos a técnica da Sugestão Hipnótica, a Psicoterapia através da Distração, do Exercício e da Provocação de afetos mais oportunos. Não menosprezo nenhuma delas e utilizaria todas em condições apropriadas. Se realmente me restringi a um único procedimento terapêutico, ao método que Breuer chamou "Catártico", mas que prefiro chamar de "Analítico", foram apenas motivos subjetivos que me decidiram a fazê-lo.

      Em decorrência de minha participação na criação dessa Terapia, sinto-me pessoalmente obrigado a me dedicar a explorá-la e a construir sua técnica. Posso asseverar que o método Analítico de Psicoterapia é o mais penetrante, o que chega mais longe, aquele pelo qual se consegue a transformação mais ampla do doente. Abandonado por um momento o ponto de vista terapêutico, posso acrescentar em favor desse método que ele é o mais interessante, o único que nos ensina algo sobre a gênese e a interação dos Fenômenos Patológicos. Graças ao discernimento do mecanismo das doenças anímicas que ele nos faculta somente ele deve ser capaz de ultrapassar a si mesmo e de nos apontar o caminho para outras formas de influência terapêutica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário