segunda-feira, 28 de julho de 2014

Uma Breve Descrição Da Psicanálise

                                                         Resumo Do Capítulo V


      1° Nota Sobre Sonhos - Os Sonhos  foram interpretados com sucesso pela técnica analítica - os Sonhos, que são parte da vida mental de pessoas normais e que, no entanto, podem com efeito ser encarados como produtos patológicos capazes de ocorrer regularmente em estados sadios.




      2° Neuroses X Religiões - Tomando um exemplo de outro campo, é impossível fugir à impressão da correspondência perfeita que pode ser descoberta entre as ações obsessivas de certos pacientes obsessivos e as observâncias religiosas dos crentes em todo o mundo. Certos casos de Neurose Obsessiva na realidade se comportam como uma caricatura de uma religião particular, de modo que é tentador assemelhar as religiões oficiais a uma neurose obsessiva, que foi mitigada por se tornar universalizada. Essa comparação, que sem dúvida é altamente objetável a todos os crentes, não obstante se mostrou psicologicamente muito frutífera, pois a Psicanálise logo descobriu no caso da neurose obsessiva, quais são as forças que nela combatem entre si até seus conflitos encontrarem expressão notável no cerimonial das ações obsessivas. Nada de semelhante era suspeitado no caso do cerimonial religioso até que, remontando o sentimento religioso à relação com o pai como sua raiz mais profunda, tornou-se possível apontar para uma situação dinâmica análoga também nesse caso.




      3° Primeiro Argumento - Caso possamos presumir que os aspectos mais gerais da vida mental inconsciente (conflitos entre Impulsos Instituais, Repressões e Satisfações Substitutas) estejam presentes em toda parte, e se há uma Psicologia Profunda que conduz a um conhecimento desses aspectos, podemos então razoavelmente esperar que a aplicação da Psicanálise às mais variáveis esferas da atividade mental humana em toda parte trará à luz resultados importantes e até então inatingíveis.
           Se deixarmos fora de cogitação impulsos internos pouco conhecidos, podemos dizer que a principal força motivadora no sentido do desenvolvimento cultural do homem  foi a Exigência Externa Real, que retirou dele a Satisfação Fácil de suas necessidades naturais e o expôs a perigos imensos. Essa Frustração Externa o impeliu a uma luta com a realidade, a qual findou parcialmente em uma adaptação a ela e, em parte, no controle sobre ela; contudo também o impeliu a trabalhar e viver em comum com os de sua espécie, e isso já envolvia uma renúncia de certo número de Impulsos Instintuais impossíveis de ser socialmente satisfeitos. Com os avanços ulteriores da civilização cresceram também as exigências da Repressão. A civilização, afinal de contas, está construída inteiramente sobre a renúncia ao Instinto, e todo indivíduo, em sua jornada da infância à maturidade, precisa, em sua própria pessoa, recapitular esse desenvolvimento da humanidade a um estado de criteriosa resignação. A Psicanálise demonstrou que foram predominantemente, embora não exclusivamente, os Impulsos Instintuais que sucumbiram a essa supressão cultural. Parte deles, contudo, apresenta a característica valiosa de se permitirem ser desviados de seus objetivos imediatos e colocar assim sua energia à disposição do desenvolvimento cultural, sob a forma de Tendências 'Sublimadas'. Outra parte, porém, persiste no Inconsciente como Desejos Insatisfeitos e pressiona por alguma satisfação, ainda que deformada.


      4° Uma Introdutória Sobre A Sublimação (Segundo Argumento) - A Psicanálise nos diz agora, ademais, que uma outra parte, particular e altamente prezada, do trabalho mental criativo serve para a realização de desejos - para a satisfação substitutiva dos desejos reprimidos que, desde os dias da infância, vivem insatisfeitos no espírito de cada um de nós. Entre essas criações, cuja vinculação com um Inconsciente Incompreensível sempre foi suspeitada, estão os mitos e as obras da literatura imaginativa e da arte, e as pesquisas da Psicanálise realmente arrojaram luz em abundância sobre os campos da mitologia, da ciência, da literatura e da psicologia dos artistas. Demonstramos que os mitos e os contos de fadas podem ser interpretados como Sonhos, traçamos os caminhos sinuosos que levam da premência do desejo inconsciente à sua realização em uma obra de arte sobre o observador e no caso do próprio artista tornamos claro seu parentesco emocional com o neurótico bem como sua distinção deste, e apontamos a vinculação existente entre sua disposição inata, suas experiências fortuitas e suas realizações.




      5° O Escândalo Do Complexo De Édipo (Terceiro Argumento) - E então, como terceiro argumento, a Psicanálise nos demonstrou, para nosso crescente assombro, o papel enormemente importante desempenhado pelo que é conhecido por 'Complexo de Édipo' - isto é, a relação emocional de uma criança humana com seus dois pais - na vida mental dos seres humanos. Nosso assombro se reduz quando compreendemos ser o Complexo de Édipo o correlativo psíquico de dois fatos biológicos fundamentais:

  • 1° - O grande período de dependência da criança humana;
  • 2° - E a maneira notável pela qual sua vida sexual atinge um primeiro clímax do terceiro ao quinto ano de vida, e depois, passado um período de inibição, reinicia-se na puberdade.
      E aqui se faz a descoberta de que uma terceira parte extremamente séria da atividade intelectual humana, a parte criadora das grandes instituições da religião, do direito, da ética e de todas as formas de vida cívica, tem como seu objetivo fundamental capacitar o indivíduo a dominar seu Complexo de Édipo e desviar-lhe a Libido de suas ligações infantis para as ligações sociais que são enfim desejadas. 




     6° A 'Psicologia' Do ID - Não se deve esquecer, contudo, que a Psicanálise sozinha não pode oferecer um quadro completo do mundo. Se aceitarmos a distinção que recentemente propus, de dividir o Aparelho Psíquico em um Ego, voltado para o mundo externo e aparelhado com a Consciência, e em um ID Inconsciente, dominado por suas necessidades instintuais, então a Psicanálise deve ser descrita como uma Psicologia do ID (e seus efeitos sobre o Ego). Em cada campo do conhecimento, portanto, ela só pode fazer contribuições, que requerem ser completadas a partir da Psicologia do Ego. Se essas contribuições amiúde contém a essência dos fatos, isso apenas corresponde ao importante papel que, pode-se reivindicar, é desempenhado em nossas vidas pelo inconsciente mental que por tanto tempo permaneceu desconhecido.

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